Pesquisa da Kantar BrandZ aponta Amazon e Apple como marcas mais valiosas do planeta


A Kantar BrandZ, que avalia o valor global de empresas, divulgou seu ranking com o resultado da pesquisa para as companhias mais valiosas do mundo no momento. Como esperado, Amazon e Apple lideram o ranking global, e gigantes chinesas como a Xiaomi tem crescido e ganhado destaque principalmente na Europa, onde já são as mais valiosas.

A Amazon ficou com o primeiro lugar, com um valor estimado em 684 bilhões de dólares, número alcançado por sua ação em múltiplos segmentos – além de varejo, a empresa investe pesado em tecnologia e também no streaming, com seu Prime Video. O segundo lugar ficou com a companhia fundada por Steve Jobs, que está avaliada em 612 bilhões de dólares.

Sem surpreender ninguém, o Google aparece em terceiro com um valor estimado em US$ 458 bilhões. A surpresa, porém, vem em seguida: a Tecent, maior empresa de mídia social e games da China, ocupou o quinto lugar, acima do Alibaba (que é dona o AliExpress), que ficou “apenas” em sétimo, atrás da Microsoft (4º, com US$ 410 bilhões) e do Facebook (6º, com US$ 226 bilhões).

“As marcas chinesas estão progredindo de forma constante e lenta e têm feito avanços significativos à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos tecnológicos e demonstram suas habilidades para se alinhar com as principais tendências que moldam a China e o mercado global”, disse Graham Staplehurst, diretor de estratégia global da Kantar BrandZ.

O ranking destaca ainda que algumas empresas, mesmo que não estejam no topo, têm crescido de forma surpreendente e mais do que dobrando seus valores, como as chinesas Pinduoduo e Meituan, que atuam no e-commerce. A Tesla de Elon Musk chegou a US$ 42,6 bilhões após ter um crescimento de 275% no último ano.

Completam o top 10 a Visa (US$ 191 bilhões), o McDonald’s (US$ 154 bilhões) e a Mastercard (US$ 112 bilhões). Vale pontuar que as marcas de cartão de crédito tem mantido sua relevância também por se atualizar de serviços digitais, como a criação de cartões de crédito com recompensas em bitcoin. Já o McDonald’s é o único caso do top 10 que não trabalha diretamente com tecnologia ou negócios digitais, mas segue relevante por sua influência mundial no segmento alimentício.





Matheus Fiore

Pesquisa da Kantar BrandZ aponta Amazon e Apple como marcas mais valiosas do planeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *