Universal Music escondeu reais danos de incêndio em 2008, que destruiu meio milhão de gravações

Em 2008, a Universal Music, em Hollywood, foi tomada por um incêndio que atingiu parte de seus galpões. Depois de controlado o incidente, a empresa afirmou à imprensa que a maioria do material perdido era de arquivos de vídeo de 1920. Na época, executivos da empresa não deram informações sobre a perda de arquivos musicais atingidos, chegando até mesmo a negar que isso tivesse acontecido.

11 anos depois, o jornal The New York Times revela em uma extensa reportagem que os reais danos do incêndio são muito maiores que as informações oficialmente apresentadas pela Universal Music. De acordo com o jornal, mais de 500 mil gravações originais foram perdidas, no que o veículo chama de o “maior desastre da indústria musical”.

As informações foram obtidas através de documentos internos da gravadora aos quais o jornal teve acesso, e que descrevem que o material “perdido no incêndio é, sem dúvida, uma imensa herança musical”.

O conteúdo inclui dezenas dos maiores artistas da música Pop num período de 1940 até 2008, inclusive gravações inéditas. Entre os artistas estão nomes gigantes como Etta James, Billie Holiday, Aretha Franklin, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Ray Charles e B.B. King. Há ainda trabalhos de Nirvana, Elton John, Lynyrd Skynyrd, Eric Clapton, Aerosmith, Iggy Pop, R.E.M., Janet Jackson, Guns N’ Roses, Nine Inch Nails, Snoop Dogg, Soundgarden, Beck, 50 Cent e tantos outros.

Ainda de acordo com o NYT, é possível que a maioria dos artistas nem saiba que suas gravações originais foram perdidas, já que a empresa abafou todas as informações do desastre por todo esse tempo.

Procurada pelo jornal, a Universal Music disse que não pode comentar os detalhes do caso publicamente, mas que tem feito novos investimentos para proteger seu catálogo atual e evitar novos incidentes.

Extraido de Universal Music escondeu reais danos de incêndio em 2008, que destruiu meio milhão de gravações

Silvio Girotto

Amante de redes sociais, comunicadores instantãneos e de Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *