Marcas patrocinadoras do futebol pegam carona com a Copa do Mundo

Marcas que so tradicionais patrocinadoras do futebol brasileiro so associadas pelo consumidor Copa do Mundo, mesmo que no participem do evento, segundo pesquisa da Qualibest. Banco do Brasil, Petrobras e Caixa, por exemplo, foram marcas citadas como relacionadas aoevento, apesar de no serem patrocinadoras. Essas empresas geram recall pela tradio em patrocnio aos esportes brasileiros como um todo.

A pesquisa, colaborativa, contou a ajuda de agncias que puderam incluir perguntas especficas. Ao menos 58% dos respondentes se recorda de alguma campanha marcante ligada alguma Copa do Mundo. Destes, 42% tem a Coca-Cola como referncia espontnea de campanha memorvel – com uma boa diferena para Ita (9%), em segundo lugar, e Guaran Antarctica (8%). O McDonalds aparece em quarto lugar, com 7% da lembrana, Brahma, em quinto, com 6%, Vivo em sexto, com 5%, e em stimo lugar, a Nike, com 4%.

A pesquisa tambm apontou quais marcas o consumidor acredita possuir algum tipo de envolvimento com a Copa de 2018, seja como parceiro, patrocinador ou apoiador. De uma lista estimulada de 64 empresas, a marca mais associada Copa do Mundo tambm a Coca-Cola, com 75% de identificao.

Em relao aos produtos que combinam com o maior campeonato de futebol do mundo, a “TV Grande” foi a mais citada na pesquisa (77%), seguida por “bandeira do Brasil (71%), “churrasco/carne” (67%), cerveja (63%), refrigerante de guaran (60%), refrigerante de cola (57%), pipoca (50%), artigos esportivos (45%), lbum de figurinhas (44%), batata frita (43%) foram os mais citados.Apenas 12% dos entrevistados declararam participar de alguma promoo relacionada Copa.

Leia a Pesquisa desenvolvida pelo Mundo do Marketing em parceria com a Relevance.

Fonte: by [author_name]

Silvio Girotto

Amante de redes sociais, comunicadores instantãneos e de Marketing Digital

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