Google cria conselho externo para monitorar uso de inteligência artificial pela empresa

O Google anunciou um novo conselho externo para ajudar a monitorar o uso de inteligência artificial pela empresa. A ideia é que o conselho fique de olho nos projetos do Google e identifique qualquer violação dos princípios éticos estabelecidos pela empresa no ano passado.

O projeto foi anunciado por Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos globais do Google, e inclui especialistas em uma ampla variedade de assuntos, incluindo matemática, ciência da computação, engenharia, filosofia, políticas públicas, psicologia e até política externa. Todos os membros da equipe apresentam currículos com projetos importantes em universidades de alto nível como a Universidade de Oxford, Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong e a UC Berkeley.

O grupo leva o nome de Conselho Consultivo Externo de Tecnologia Avançada, e o Google quer mesmo que ele seja visto como um tipo de vigilância independente, de olho em como a empresa implementa IA no mundo, com foco no reconhecimento facial e no controle dos métodos de treinamento em aprendizado de máquina.

No ano passado, o Google se envolveu em controvérsia sobre sua participação em um programa de drones do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o Project Maven. Após uma grande reação interna e críticas externas por colocar funcionários para trabalhar em projetos de IA que podem envolver conflitos armados, o Google decidiu encerrar seu envolvimento com o Maven após o término do contrato inicial.

A empresa também montou um novo conjunto de diretrizes, que o CEO Sundar Pichai apelidou de Princípios da IA do Google, que proibiria a empresa de trabalhar em qualquer produto ou tecnologia que viole “normas internacionalmente aceitas” ou “princípios amplamente aceitos de direito internacional e direitos humanos”.

Extraido de Google cria conselho externo para monitorar uso de inteligência artificial pela empresa

Silvio Girotto

Amante de redes sociais, comunicadores instantãneos e de Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *