Consumo de Vídeos no Brasil: 4 Insights Para Sua Estratégia Digital

O consumo de vídeos no Brasil, de acordo com os resultados de uma pesquisa feita pela Provokers publicada pelo YouTube em 2018, cresceu 135% se comparado ao ano de 2014. A média de consumação de vídeos on-lines no País é de 19 horas semanais!

Com esse crescimento no meio digital, muitas empresas encontraram novas oportunidades de negócio a serem exploradas, uma vez que vídeos não apenas vendem produtos e serviços, mas, também, geram conteúdo!

O crescimento do consumo de vídeos no Brasil

Ainda segundo a Provokers, no nosso país, o YouTube é o meio favorito para o consumo de vídeos, com 44%. O Netflix segue em segundo lugar com 22% e o WhatsApp, com 12%. Agora, você deve estar se perguntando: mas e a televisão, ela não entra nesse ranking? Ver vídeos pela telinha — seja por canal aberto ou fechado — aparece apenas em quarto lugar da lista, com 8%!

É fato que o consumo de vídeos já faz parte da rotina dos brasileiros. Podem ser acessados em qualquer lugar, serem vistos sem intervalos, diferente da televisão, por exemplo.

Diante de tantas informações fica difícil pensar em uma ação de vendas para sua empresa sem envolver o digital, né? Por isso, a Agência Mestre preparou 4 insights para a sua estratégia, confira!

1. Crie uma série de vídeos

Que tal pensar em ideias criativas para usar na estratégia de consumo de vídeos da sua empresa? Hoje em dia, são inúmeras as plataformas que oferecem esse meio para promover produtos e serviços.

No Instagram, por exemplo, você pode criar uma série de vídeos rápidos e interativos no IGTV e nos stories para deixar seu público sempre por dentro das novidades. Também é possível gravar vídeos no Twitter e Facebook, e claro, não esqueça de promovê-los em seu site!

Colocando essa ação em prática você pode gerar consistência, frequência, periodicidade e fazer com que seus clientes queiram acompanhar. Vídeos são ótimas estratégias para criar proximidade e humanização.

2. Vídeos são para todas as gerações

Esqueça essa ideia de que assistir vídeos é uma coisa de pessoas jovens. Hoje, essa prática atinge todas as gerações, o que muda é o tipo de conteúdo a ser assistido e não o formato.

Crianças, adolescentes e jovens preferem assistir assuntos relacionados à filmes e séries, ou vídeos produzidos pelos famosos influencers digitais. Já a geração mais velha — acima dos 50 anos — prefere assistir vídeos de noticiários.

Portanto, não se preocupe se o seu tipo de produto ou serviço for destinado a um público mais velho. Com o consumo de vídeos em alta, esse não é mais um problema na estratégia da sua empresa!

3. Invista em vídeos como estratégia de marketing de conteúdo

Sua empresa já trabalha com marketing de conteúdo? Que tal inovar e inserir o formato de conteúdos em vídeos? Utilize como complemento de algum outro material, como artigos, postagens em redes sociais, entre outros.

São muitas as vantagens que eles podem trazer à sua empresa. Quer conhecer algumas? São elas:

  • vídeos quebram barreiras linguísticas, porque permitem uma comunicação mais completa;
  • explicam questões que, quando escrito em um texto, pode haver confusões de entendimentos;
  • por serem mais interativos, é difícil não prestar atenção na tela, podendo capturar aqueles que não gostam de ler;
  • promovem autoridade e relevância nos mecanismos de buscas, pois podem ajudar no rankeamento do seu negócio por meio de estratégias de SEO para YouTube.

Alguns pontos que contribuem para a estratégia digital de uma empresa usando vídeos são: transmissão de informações relevantes, confiança, lealdade e vínculo com a marca. Além disso, quando um conteúdo é bem feito, a tendência é que quem lê compartilhe com a sua rede de amigos para que eles também tenham conhecimento.

4. Se relacione com seu público

As pessoas estão mais propensas ao consumo de vídeos do que ler um livro, por exemplo. Como já vimos acima, trazer ideias que sejam enriquecedoras pode melhorar significativamente o relacionamento com seu público. Por isso, seja qual for a sua estratégia de marketing digital, não deixe de utilizar esse formato para chamar atenção dos seus clientes — e atrair novos, é claro!

Você pode enviar um e-mail marketing e inserir um vídeo, produzir um artigo e inseri-lo no meio, apostar em formatos inovadores com ele nas suas redes sociais e até mesmo colocar alguns em seu site e ver o impacto que isso causa no relacionamento com as pessoas!

Não esqueça de mensurar os resultados

Trabalhar com plataformas que oferecem informações de dados, como o YouTube Analytics, por exemplo, permite que a sua empresa consiga ver o impacto gerado pela estratégia digital. Serão disponibilizadas informações, como taxa de retenção, perfil do público, origem dos acessos, audiência em cada vídeo e muitas outras!

Lembre-se também, de mensurar os resultados nos outros meios (ex: Facebook ou site) em que você utilizar a estratégia de vídeos.

Depois de todas essas informações, você ainda tem dúvidas que uma estratégia de vídeos não seja eficiente para o seu tipo de negócio? Se deseja melhorar a sua comunicação, aproximar-se do público-alvo, gerar leads qualificados, ganhar autoridade e mais um monte de benefícios, já é hora de começar!

Conte com a ajuda da Agência Mestre para melhorar todas as estratégias de marketing digital da sua empresa! Gostou deste artigo? Não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos.

Extraido de Consumo de Vídeos no Brasil: 4 Insights Para Sua Estratégia Digital

Silvio Girotto

Amante de redes sociais, comunicadores instantãneos e de Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *