10 maneiras de aumentar o engajamento no instagram

Relacionamento de longo prazo com o público pode impactar diretamente seus resultados.

Não basta estar presente nas redes sociais, se você não se relaciona com seus clientes, respondendo e interagindo com ele, de alguma maneira, seja ela, comentando positivamente o comentário dele, dando um joinha ou like, ou respondendo a dúvida que lé é perguntada.

Atualmente, você deve usar a comunicação de mão dupla que a internet proporciona, para criar um relacionamento de longo prazo, seja você um empreendedor, empresa de pequeno ou médio porte, um influenciador digital ou celebridade.

Nem sempre isso é uma tarefa fácil. ENGAJAR é uma luta diária com a concorrencia que está na internet, então resolvi aqui te mostrar 10 maneiras que utilizo em meus negócios para engajar cada dia mais, e o principal, converter o cliente de alguma maneira, seja ela, tornando se um seguidor, fã, ler um texto no meu blog, ver um vídeo no meu canal, baixar um ebook, até a contratação dos meus serviços.

1. Conheça o seu público-alvo

A principal estratégia que você deve ter é descobrir quem é o seu público alvo.

É a famosa PERSONA! Descobrir sua idade, genero, raça, cor, sexo, profissão, grau de escolaridade, estado civil, resumindo: todas as características para atrais o público certo para seu negócio.

Conhecendo o seu cliente, as campanhas podem ser feitas de que a mira esta certa, que irá atingir o seu cliente na mosca.

Estudar a campanha e a persona, diminiu os riscos de erros, e assim, AUMENTAR O ENGAJAMENTO de sua marca, empresa, perfil.

2. Vá até onde seu público está!

Ao conhecer seu público e ter feito essa pesquisa, fica mais fácil saber em que rede social ele está!

Em 2017, 16 milhões de brasileiros usavam o instagram, e esse número só cresce. Em média, 20% a cada mês.

Você não precisa estar em todas as redes sociais, mas precisa focar na que mais lhe interessa.

Por exemplo, se você descobriu que a sua PERSONA é um público adulto e profissional, talvez o LinkedIn seja uma boa opção, com postagens mais sérias com conteúdo aprofundado e técnico para profissionais liberais.

Mas, se o seu público é adolescente e descontraído, provavelmente o Instagram Youtube e o Twitter devem estar na sua estratégia, com postagens leves, divertidas e antenadas às tendências jovens.

Este é um público que consome e cria muito conteúdo (fotos e vídeos) a todo momento. Fique de olhos bem abertos

3. Tenha uma estratégia ampla

Quem nunca ouviu falar que a internet e as redes sociais, as notícias se espalham rápido?

De um modo dinâmico, o mundo está interligado, dentro de uma rede, eu diria mais, dentro de uma teia de aranha, onde todas as informações se cruzam, e para isso, você precisa ser planejado!

O planejamento do conteúdo que será publicado precisa ser organizado. Ter uma rotina de postagens, com bons processos, imagens e textos, com um material de qualidade.

Para se conseguir tudo isso, é bom ter temais legais para conversar com seu público, um estilo de linguagem próprio e de fácil entendimento, como eu estou fazendo agora! os formatos de postagens precisam ser variados, ou seja, fotos, videos, enquetes e muito mais, isso atrais a atenção do cliente para ENGAJAR nas suas plucações.

Não tem uma fórmula mágica, mas dessa maneira, você consegue encontrar maneiras muito interessantes até chegar no ideal para sua empresa, marca ou perfil.

Mas lembre-se: o importante é PLANEJAR!

4. Personalize o seu conteúdo!

Quando a marca, empresa ou perfil começa a publicar seu contaúdo com um apelo mais personalizado para seu público, isso é o que causa o reflexo no engajamento.

O tom personalizado nas imagens, videos e texto é o que causa mais impácto nas métricas de análise, que vou falar futuramente, fazendo com que, não só as curtidas ou o número de seguidores tem seu perfil, mas também os comentários deixados por eles, isso é o reflexo do engajamento.

Um exemplo clássico é que algumas marcas criam seu próprio mascote ou personagem para estár mais perto do seu público, ou influenciadores digitais conseguem atrair um grande exército de seguidores que amam todas as coisas que são publicadas, compartilhadas, expressadas em suas redes sociais.

5. Fuja da linguagem da publicidade tradicional

A linguagem informal é que prevalece nas redes sociais.

Ora, mas como assim?
Será que vou conseguir Engajar e Vender mais?

Eu lhe digo que SIM!

Muitas marcas grandes contratam celebridades para dar a opinião sobre um determinado produto, mas isso você só vai perceber muito tempo depois, porque o influenciador digital vai lhe jogar um papo tão bom, com uma historinha, rica em detalhes que, quando você percebe, já está entretido e acreditou em TUDO que foi falado até o momento.

A marca entrou na sua mente de um jeito tão espontãneo que acreditem, troquei o meu carro no dia seguinte que vi uma dessas propagandas de influenciador, só pela promoção que me foi apresentada.

E agora, por quê você não pdoe fazer igual ou melhor do que eles para impulsionar os eu engajamento???

Não a obra!

6. Responda tudo e a todos!

Antigamente, não tão antigamente assim, o que era importante na internet era ter um site para que o cliente lhe mandasse um email com alguma dúvida para comprar seus produtos ou serviço.

Isso muda a cada dia, e muda rápido.

Hoje, a marca, empresa ou perfil, precisa estár oline nas redes sociais para que o cliente ou consumidor, possa irar suas dúvidas, escrevendo um comentário, twitando, mandando um direct ou inbox e, você precisa estar pronto para responder a qualquer hora, quer dizer, nem tanto. Mas responder o mais rápido possivel.

A velocidade em que você responde um comentário, pode significar mais uma conversão, ou um possivel novo seguidor, uma futura venda, mesmo você sendo pequeno ou grande.

Responda a tudo e a todos, seja simpático, educado, carismático, de sugestões, tire as dúvidas.

7. Engajamento nas redes sociais: interaja com os usuários

Escrever e interagir com o seu público é a alma do negócio.

Interaja com as pessoas!

Você precisa produzir conteúdo que incentive a participação do publico nas suas publicaçoes.

Gerando identificação nas postagens, as pessoas comentam, compartilham e marcam seus amigos.

Quando você responde um comentário, isso quer dizer que a marca, empresa ou perfil, valoriza muito a interação com o consumidor e isso fortalece a cada dia a sua imagem na internet e nas redes sociais.

8. Faça parte da comunidade e grupos

A interação pode ser feita dentro de comundades e grupos, e no instagram, fazer uso de hashtags, isso atrai muito o seu público alvo.

Ou seja, uma pessoa está a procura de uma determinada informação, no instagram, as hashtags chamam a atenção dos semelhantes.

Quando você uma hashtag popular no seu perfil, isso faz com que mais pessoas descubram seu trabalho, sua marca, sua empresa e se o seu conteúdo for interessante a essa pessoa, com toda certeza, com um clique, ela será seu seguidor e irá mostrar para amigos que sua marca, empresa ou perfil é interessante, descolada, na moda, em alta assim, você chega no seu auge!

Vou deixar aqui embaixo, um site que utilizo para mim e meus clientes, que faz sugestões das melhroes hashtags para se usar em suas postagens, lembrando que: em cada postagem de instagram, você pode colocar até 30 hashtags direfente, isso engaja e cresce muito o seu perfil.

9. Monitore o que dizem sobre você

Até agora falei sobre coisas positivas sobre as suas publicaçoes.

Mas não só de flores/elogios gira o mundo.

Elogios são muito bons, mas reclamações e criticas todas as marcas, empresas e perfil TEM!

Não se consegue agradar tudo mundo hoje em dia, e atrás de um celular ou computador, as reclamações e criticas podem surtir efeitos dos mais variados tipos.

Então, fique sempre atento, para contornar qualquer tipode critica ou reclamação que possa manchar o seu trabalho.

Uma premissa importante que eu uso é: nunca entre nuam discussão publica. Bate bocas não levam a nada, so chama a atenção de quem não deve.

Resolva situações de saia justa no privado, no particular, ou até mesmo no modo tradicional ligando para quem reclamou. Esteja aberto para conversar e ver em que você pode melhorar em seu trabalho.

Existem softwares (pagos ou gratuitos) para isso, que permitem monitorar as menções e respondê-las. Além disso, você pode classificá-las como neutras, positivas ou negativas para ter uma percepção de como está a reputação da sua marca na internet.

Se voce quiser que eu fale mais sobre esse assunto deixe um comentário ou me mande um direct.

10. Desempenho das suas ações

Sempre analise cada postagem da sua rede social, seja ela instagram, facebook, twitter, etc.

Muitas vezes você precisa esperar 24 horas para realizar essa análise, para que a publicação alcance o tráfego orgânico do seu perfil.

Por tanto, você deve alinhar seus objetivos e metas que cada postagem deve conseguir quais métricas indicarão se você alcançou o que queria.

Por exemplo, se você tem um e-commerce e seu principal objetivo em determinado período é gerar vendas, é importante ficar de olho no número de conversões geradas com visitantes vindos das redes sociais.