7 dicas para divulgar seu canal de vídeos nas redes sociais

O mercado digital está em alta! Hoje, são inúmeras as oportunidades para quem quer empreender pela internet, seja montando seu próprio negócio ou até apostando em fontes de renda extra.

Um modelo de renda no meio digital que vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos é o da monetização de conteúdo em vídeo, seja pela utilização de plataformas como o YouTube ou até a venda de cursos online em EAD.

Todo esse crescimento é facilitado pela fácil acesso à internet de alta qualidade e pelo surgimento cada vez mais frequente de novas tecnologias e plataformas voltadas para o mercado de vídeos.

Trabalhar com conteúdo em vídeo é o sonho de muita gente. Quem nunca ouviu a história de grandes YouTubers — Whindersson e Jout Jout, por exemplo — que por meio da plataforma, hoje, são extremamente bem remunerados? A ideia de trabalhar com seu conteúdo e seu conhecimento é bastante atrativa e chama a atenção no meio digital.

Mas é preciso entender, também, que não basta apenas ter um bom conteúdo e equipamentos bons para ter sucesso na área dos conteúdos em vídeo. Todo e qualquer negócio, ainda que digital, precisa de boas estratégias de marketing e divulgação para encontrar sucesso.

Se você é um dos que sonham em trabalhar com o próprio conhecimento, produzir seu conteúdo em vídeo e encontrar sucesso no meio digital, confira algumas dicas importantes para a hora de divulgar os seus vídeos utilizando as redes sociais.

Dicas para divulgar seu conteúdo nas redes sociais

Quem quer utilizar a internet para divulgar seu negócio tem um enorme aliado: o marketing digital.

Hoje, o marketing digital é uma das principais formas de se fazer marketing. Como uma alternativa aos métodos e mídias tradicionais, ele agiliza a comunicação entre as empresas e o público e permite que a mensagem chegue da melhor forma até as pessoas certas por meio dos veículos certos.

E claro, assim como o marketing digital é um grande aliado dos empreendedores atualmente, as redes sociais são enormes aliadas dele.

Para você alcançar maiores audiências e conseguir fazer com que seu conteúdo chegue ao maior número de pessoas possível, criar uma estratégia de divulgação nas redes sociais pode ser o diferencial para o seu sucesso.

Veja só algumas dicas de boas práticas para sua estratégia de divulgação.

1. Trace um objetivo

Primeiro você deve traçar um objetivo. O que você quer alcançar com esse plano de divulgação?

Traçando objetivos fica muito mais fácil de analisar o que deu certo e o que não deu, assim, você pode sempre fazer novos testes para aprimorar sua a divulgação do seu conteúdo.

Toda boa estratégia precisa ter, primeiro, um bom propósito para guiar suas ações. Com o objetivo em mente, fica mais fácil pensar quais serão as ferramentas usadas para alcançá-lo.

2. Entenda quem é o seu público

Depois de definir seu objetivo, o próximo passo é entender o seu público. Você precisa entender a fundo como esse público se comporta, como ele se comunica e o que ele procura, assim, conseguirá planejar a melhor forma de suprir as necessidades dele. Essa é uma das vantagens mais impressionantes do marketing digital.

Se você pensar na publicidade em grandes veículos, pode pensar que ela é mais efetiva por atingir mais pessoas, certo? Nem sempre é esse o caso.

Imagine, você pode investir uma grande quantia para colocar um comercial na televisão e, por mais que estude um pouco sobre a programação, não terá muito controle no público que assistirá a ele.

Então, pode ser que a sua propaganda chegue a 10 mil pessoas, mas que, desse número, somente 1% seja o público que você espera.

Esse é um problema comum da publicidade tradicional. Do ponto de vista estratégico, é melhor você alcançar uma menor quantidade de pessoas, mas elas fazerem parte de um público qualificado do que atingir um público enorme que pode não ser o seu alvo.

Para sua mensagem chegar da melhor forma possível a quem mais importa, o primeiro passo é você saber exatamente para quem quer falar.

De acordo com o público, você vai precisar ajustar a linguagem, o formato da divulgação — imagem, texto ou vídeo, por exemplo — e, principalmente, qual rede social usar.

boa notícia é que a internet, hoje, é um terreno fértil para isso e existem diversas redes sociais que vão te ajudar a encontrar exatamente o seu público no território online.

3. Entenda o perfil de cada rede social

Assim como o seu público-alvo, cada rede social tem suas características. Para algumas delas, como o Twitter e o Facebook, é normal utilizar uma linguagem um pouco mais informal, com mensagens mais engraçadas e descontraídas.

Esse não é o caso do LinkedIn. A rede não costuma receber muito bem qualquer postagem que fuja muito do objetivo profissional, afinal, a maioria esmagadora das pessoas que estão lá procuram apenas por contatos e postagens exclusivamente para fins de networking.

O Instagram, outra rede social bastante popular atualmente, é completamente voltada para o compartilhamento de imagens — fotos e vídeos — e, por isso, deve ter sua comunicação adaptada para esse formato.

Dica: o Twitter, apesar de ter um enorme público, geralmente não é utilizado para vendas, e sim, maior engajamento.

Entendendo as peculiaridades de cada rede é a forma mais certa de passar a mensagem adequada e fazer com que ela atinja os objetivos.

Se você errar, pode ter tido um esforço em vão e, em um cenário ainda pior, manchar a imagem digital do seu negócio, perdendo sua autoridade online.

É importante lembrar e levar em consideração na hora de montar sua estratégia que as redes sociais são utilizadas, majoritariamente, por faixas etárias específicas.

Um público mais jovem pode estar mais presente no Instagram e menos no LinkedIn, por exemplo.

Antes de começar a planejar qual tipo de postagem será feita em qual rede social, é essencial que você busque dados e relatórios de utilização delas.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

👉 [Ebook gratuito]: Marketing no Instagram

👉 [Ebook gratuito]: Marketing no LinkedIn

👉 [Ebook gratuito]: Marketing no Twitter

4. Faça imagens e textos atrativos.

As redes sociais são muito efetivas para chegar até as pessoas, mas conquistar a atenção delas não é tarefa fácil.

A quantidade de conteúdo postado e compartilhado diariamente é enorme, e, para fazer com que a sua divulgação se destaque nesse mar de posts, é essencial que as imagens e os textos sejam atrativos.

Uma boa dica é apostar em conteúdos que, ainda que em pequenas ‘doses’, levem valor para sua audiência. Por exemplo: imagens com dicas, pequenos vídeos educativos e infográficos com dados relevantes. Assim, você aumenta o engajamento do público com sua página e se torna uma fonte de conteúdo confiável.

5. Trabalhe com vídeos

Uma outra área importante para apostar na sua estratégia de divulgação nas redes sociais diz respeito aos próprios vídeos! Se você quer divulgar seu conteúdo em vídeo, por que não utilizar o mesmo formato para alcançar seu público?

Hoje, vídeos são vistos como mais atrativos, mais interativos e com potencial de engajamento muito maior do que imagens e textos.

Um conteúdo em vídeo tem muito mais chance de ser recompartilhado do que qualquer outro formato e, por isso, é uma excelente maneira de atingir ainda mais usuários de forma orgânica.

Dica: normalmente as pessoas assistem a vídeos nas redes sociais sem áudio, então, para aumentar ainda mais o alcance do seu conteúdo, aposte em legenda e dados em escrito!

6. Aprenda sobre estratégias pagas

Nem sempre é possível atingir todos os objetivos de forma orgânica. As redes sociais são bastante úteis para alcançar um público qualificado, mas às vezes — sobretudo no início do seu projeto — isso só é possível por meio de uma estratégia de mídia paga.

A maioria das redes sociais possuem ferramentas para empresas que possibilitam a criação de estratégias de divulgação paga, facilitando a personalização e direcionamento segmentado dos posts.

Mas não se assuste, um enorme atrativo do marketing digital é que o preço é muito mais baixo do que o tradicional. Hoje em dia é possível utilizar o Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads e afins gastando uma quantia que cabe no seu bolso.

Além disso, a segmentação é um enorme atrativo. No Facebook Ads, por exemplo, é possível selecionar qual perfil do público que você quer que veja suas postagens de acordo com mais variadas características.

É possível impulsionar determinados posts em relação à idade, gênero, localidade e até interesses semelhantes (baseados nos likes do perfil). Tudo isso contribui para que a divulgação do seu conteúdo chegue até as pessoas certas.

7. Analise dados

Por último, mas talvez a dica mais importante, você deve dar atenção a análise de dados. Antes de começar, você definiu um objetivo, certo? É a hora de voltar a ele, pegar os seus resultados e analisar se foi alcançado.

Existem várias métricas que você pode analisar em cada tipo de post para saber se ele foi uma ação bem sucedida.

Métricas de engajamento, tráfego, cliques e outras mostram se a sua divulgação está no caminho certo. Com esses números em mãos, fica muito mais fácil visualizar qual tipo de conteúdo mais funciona para seu público e qual você deve abandonar.

E não desanime! Mesmo que os números estejam um pouco abaixo do esperado, é importante retirar aprendizados disso. Saber o que não funcionou também é um passo importante para seguir aperfeiçoando as ações em busca de outros objetivos.

E aí, está pronto para lançar seu canal de vídeos e alcançar públicos cada vez maiores? Coloque essas dicas em prática e prepare-se para o sucesso!



Conteúdo produzido por Samba Tech.

Extraido de 7 dicas para divulgar seu canal de vídeos nas redes sociais

Silvio Girotto

Amante de redes sociais, comunicadores instantãneos e de Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *